domingo, janeiro 22, 2006

turma

tenho uma turma boa. BOA. este conceito de que, por um acaso ou outro, se é que isso existe, nos vamos cruzando com determinadas pessoas ao longo dos anos leva-nos, sempre, a pensar em como viémos parar aqui, e depois a ver se gostamos ou não. eu gosto. viémos todos de sítios tão diferentes!
no primeiro ano, na primeira aula de Pedagogia Terapêutica com o Professor Pedro Morato, lá ía ele perguntando de onde eram as pessoas.... madeira, açores, espanha, bairro (ao pé de braga), são joão do estoril, carcavelos, rio de mouro, évora, , baronia, salvaterra de magos, margem sul...de lisboa só eu e o antónio mesmo.nas aulas de sexta-feira, o fundo da sala ficava cheio de malas e mochilas dos que íam "a casa" no fim-de-semana. Ainda me lembro da María numa aula de Motricidade e Comunicação, em que tinhamos que representar as nossas origens/locais de nascença num mapa imaginado no chão enorme do ginásio, e ela muito encostada à parede..."eu não estou bem Professora, sou mais para ali...aqui é só a fronteira de Espanha e ainda não cheguei à Corunha mas já não há espaço...".
Passámos de um grupo de "exilados" a um grupo só, com tudo o que isso implica: casas sem pais para jantares, casas de férias, férias, muitos trabalhos de grupo, muitas manhãs solidárias nos transportes ainda de madrugada, muita residência e refeitório, mais a associação de estudantes e as festas, a máquina de café, os laboratóios e os ginásios e, mais tarde, o ficar mais crescido e começar a ter "meninos". ontem rompemos as obrigações, os estágios, os seminários, as horas que deveríamos estar ao computador para ir jantar febras muiiiiiiito finas com arroz, batatas e salada e sangria! e ora pois! quem estava longe veio de longe, quem estava doente esteve, mesmo que fosse melhor que estivesse mesmo, quem estava constipado ficou mais, quem tinha sono, sacudiu-o até às quatro da manhã a comer e dançar, a tirar fotografias e fazer filmes, aconversar.
ontem roubámos tempo ao tempo como todos os amigos fazem. como fazem os "exilados" quando é tempo de ir a casa. ao longo destes anos construímos uma casa chamada "nós".
isto escrevi no meu blog, mas como vos tinha lá dentro,
de uma ponta à outra,
fica aqui para todos também

2 Comments:

Blogger Fabi said...

Té um mt obrigada pela tua força de ontem...teres ficado lá até à última e ainda por cima doente...fogo...uma verdadeira heróina...Eu cá não tinha aguentado!Eu sou fraquinha!
Obrigada pelas palavras sempre no sítio certo e sempre especiais!
Um grande brinde a nós

10:04 da tarde  
Blogger María (a ESPANHOLA) said...

Bem q nostalgia ao ler o teu post.. Nem imaginas mesmo! Principalmente ao lembrar-me d qd td começou, das poucas aulas às q eu assisti, da minha pouca vontade de estar ali ou d continuar naquele curso no ano seguinte, da minha 1ª impressão qd fui à aula d PT com o meu (hoje) grande orientador Pedro Morato (o amor surgiu lg ai!! =P), do dificil q foi para mim a mudança do Instituto Español (dps de 10 anos lá), o sentir q nd nem ng ali iriam nc fazer parte da minha vida (principalmente pq eu n queria nada disso), o ficar vermelha tipo um tomate cada vez q alguém me perguntava o meu nome e d onde era (porque depois disso vinha sempre a pior parte.. as mil e uma perguntas!!)... Bem.. nc imaginei q as coisas pudessem mudar tanto! Mas ainda bem q podem.. ainda bem mesmo!
Gostei tb d relembrar a tal imagem das malas no final da sala à 6ª feira... para mim sp representaram o "Finalmente chegaste à Faculdade", onde passas dias, semanas, meses e anos, c pessoas d perto, d longe, d "+ ou -" e d um pouco d td.. É diferente.. Notava-se sempre o sentimento de alegria por voltar ao q durante anos tinha sido a nossa casa, mas q agr só o era durante o fim-de-semana (para mim ainda + complicado, visto q as minhas malas só se preparavam qd tinhamos pelo menos 4 dias d ferias...)... Mas era uma sensação boa.. pelo menos para mim! Estava numa fase nova, em tds os aspectos, e a verdade é q hoje posso dizer q tenho pena d n a ter aproveitado lg d início, mas garanto-vos q dps aproveitei-a e bem!! =)
E aquele mapa Té... =) Só tu para te lembrares duma coisas dessas... Eu bem afastadinha (e acreditem q n estava + pq n podia mesmo.... mas hj é bem diferente! ;) ).. Embora possa n ter parecido foi um momento complicado para mim.. só me mostrava, + uma vez, q o meu lugar n era este.. Mas hj posso dizer q ainda bem q aquela parede estava lá e n me deixou afastar-m +.. =)
Obrigada por este momento d lembranças.. foi bom.. Hoje sei q vos ADORO, e q já fazem parte d mim, e peço desculpa por n ter percebido isso logo... Mas agora sim eu sei q somos uma turma.. uma turma BOA.. e acima disso AMIGOS (eu +! =P).. BONS amigos (e amigos BONS =P)..
Um beijinhu MUITO grande para tds, hj bem nostálgico*

7:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home