quinta-feira, setembro 08, 2005

Acho que devemos fazer isto

oi pessoal tudo bem.
Acho que perante a atitude da Raquel não devemos ficar parados pois a ideia com ficarão de nós é que agimos de má fé quando, apesar de não ter votado, não achei que as pessoas que o fizeram agissem nesse sentido. desta forma vou enviar um documento á minha responsabilidade a explicar o que se passou durante a reunião visto que de certa forma fui eu quem coordenou essa votação. Penso que é mau os professores ficarem com má ideia nossa de forma a que sinto necessidade de expressar o que se passou na segunda feira. Bem como de me explicar visto que ao falar com a raquel apercebi-me de que ela achava que tinha sido eu a responsável pela decisão que a turma tomou. ponho o documento aqui no blog para que todos tenham acesso, alguma reclamação é só dizer. beijinhos pra todos, ritinha tás muito melhor, tava só a brincar contigo. um beijo gigante a todos e bom jantar pra quem vai.

vou por a letra pequenina pra não ovupar mt espaço o original está no mail da turma.

Ao Departamento de Educação Especial e Reabilitação:

Em consequência da passada reunião de turma, realizada no dia 5 de Setembro (segunda-feira), e após o conhecimento da entrega de um documento por parte da aluna Raquel Ferreira do 5º ano de Educação Especial e Reabilitação, mostrando o seu desagrado em relação a uma votação realizada nesta mesma reunião, eu, Ana Silva, aluna nº 7644 do 5º ano de Educação Especial e Reabilitação, sinto-me no dever de explicar o sucedido visto que esta reunião de turma, bem como a votação em questão, foi de certa forma gerida pela minha pessoa.
Esta reunião foi marcada aquando do final das aulas, ou seja, em Maio não podendo infelizmente precisar o dia, mas podendo referir que se situo-o entre os dias 18 e 25 de Maio, esta data (5 de Setembro) foi escolhida em consenso com a turma de forma a que ninguém falta-se à reunião.
Até ao próprio dia nada foi mencionado acerca da impossibilidade de qualquer elemento da turma não poder comparecer, excepto quatro elementos que se encontram no Brasil, mas para quem esta reunião já não possui qualquer interesse ao nível de decisões sobre estágios e seminários.
A reunião decorreu normalmente sendo que cada aluno, consoante a sua média ponderada, decidiu sobre o estágio e seminário desejados. Aquando da decisão da aluna Raquel Ferreira foi colocada uma questão sobre o facto de ela não estar presente e não ter avisado a turma com antecedência da sua ausência, tendo desta forma nomeado uma colega para que através do telefone a sua escolha fosse realizada. Como o desacordo se instalou foi decidido fazer uma votação sobre a possibilidade da Raquel Ferreira poder ou não usufruir do seu momento de escolha mesmo ausente. Apesar da grande abstenção desta votação, a escolha da turma foi que a Raquel não deveria poder escolher o seu seminário devido à sua falta de comparência sem aviso, desta forma a aluna ficaria sem a possibilidade de escolha de seminário, ficando com a última vaga por preencher.
Com isto, gostaria ainda de referir que não agimos de má fé, pois a reunião foi marcada com bastante tempo de antecedência e foi pedido aos alunos que se por algum motivo não pudessem
comparecer, que avisassem com previamente, decidindo assim a turma sobre que decisão tomar com base na razão da falta de comparência. Visto que além da turma não ter sido avisada da não comparência da aluna e sendo o motivo desta falta, apurado até ao momento, férias, a turma decidiu desta forma, visto que alguns dos elementos se deslocaram de longe para esta reunião interrompendo as suas férias ou até mesmo não as fazendo para poder estar presente na reunião.
Deduzimos desta forma que, o que fosse decidido por maioria da turma seria válido em qualquer circunstancia, não compreendendo desta forma a queixa realizada pela aluna ao nível dos professores e outros órgãos da Faculdade de Motricidade Humana, sem sequer se ter explicado ou pedido uma justificação à turma, mas mesmo desta forma sinto que a aluna se encontra no seu direito de demonstrar o seu desagrado, vindo assim por este meio explicar o que se passou na reunião de segunda feira, 5 de Setembro.
Este documento não está assinado pela turma devido à impossibilidade de reunir a turma toda neste curto espaço de tempo, estando este disponível on-line num site de acesso a todos os elementos da turma, desta forma eu tomo a responsabilidade deste documento.
Despeço-me com os mais cordiais comprimentos e esperando a melhor compreensão

Ana Isabel Sousa e Silva

5 Comments:

Blogger  said...

o que importa esclarecer é que a atitude da turma não foi esta por ser a Raquel a pessoa em causa, mas sim o que nós, como turma, uns mais que outros, sentiram da sua parte. concordo com a rute quando diz que não se resolve um problema com outro, mas não me parece justo estar toda a gente presente e a Raquel estar de férias a delegar o que decide por telefone. nem é a questão do seminário que queria, que estava escolhido há bastante tempo, mas é o esforço de todos em estar presente, em discutir, em falarmos uns com os outros e abrirmos o jogo para um ano que vai ser importante para todos nós, e ela não estar. isto não seria de todo um problema se tivéssemos sido avisados, dois meses chegam, sendo que há telefones, há internet e há o blog. se a situação fosse explicada não havia problema nenhum. aliás, o facto da Nani ter feito as escolhas connosco, e de ter estado presente com uma turma que não era a dela, revelou a sua preocupação em estar a par. da nossa parte, os telefonemas para a professora Teresa (coitada, ainda de férias) foram mesmo no sentido de que não haveria confusao com a Nani nem com ninguém que ali se encontrava. foi um dia complicado para toda a gente, o facto de termos almoçado às 18h é bastante elucidativo, com muitos telefonemas e ansiedade, visitas à secretaria, mas em que, mesmo com todas as dúvidas pessoais e conjuntas no ar, estávamos juntos para as resolver. muito sinceramente, foi isso que não senti da parte da raquel nesse dia, muito menos ao contrastar o esforço da maioria dos colegas que estiveram presentes. os exemplos são muitos: a IAna veio de Braga, a Tininha pagou um mês inteiro de residência para poder estar cá dia 5, muitos vieram de longe e não marcaram nada para esta altura por saberem que teríam que estar disponíveis. encaro a reunião de estágio como uma escolha colectiva em que cada um, dentro do todo que é a turma, vai decidindo acerca do seu futuro. se soubessemos, e mesmo que o motivo fosse " férias", e ainda assim não achando justo, a nossa atitude teria sido, penso eu, diferente. a minha pelo menos sim, não teria votado como votei.

9:11 da tarde  
Blogger María (a ESPANHOLA) said...

VOTO CONSCIENTE.. TERESA PEREIRA A PRESIDENTE!!! =) Tou ctg miuda.. concordo mm c o q disseste, pq tb eu podia ter ido passar uns dias c os meus pais e irmãos, c quem ainda n consegui estar reunida no ano inteiro... tinha hipotese disso, se n fosse a reunião d estagio... e agr?! d certeza q n sou a única q esteve nesta situação.. A diferença q eu vejo no meio disto td é a mentalidade daquela miuda e a do resto do pessoal da turma.. Por outro lado, quero mm agradecer à IAna, em 1º lugar por ter estado presente.. as saudades ja eram mtas!! =) e foi bom ter-te por ca.. mt bom!! Em 2º lugar pq no fundo ela n tinha q se dar ao trabalho.. ela teve safa disto td desde o principio e mm assim foi a 1ª em reagir e teve lg uma atitude q só mostra a pessoa linda q ela é.. Em nenhum momento ela deixou d pensar em nós.. cm turma.. coisa q penso q a Raquel n xegou a fazer nc em 4 anos d curso.. Enfim.. por isto td e mt +, um OBRIGADA enorme para a IAna e q td se resolva rápido e pelo melhor...
Beijinhus grandes para tds e um tb mt grande pa nossa Mónica linda q vai hj pa cima! =) *s

11:17 da manhã  
Blogger Fabi said...

Bem assino completamente por baixo aquilo que a Té disse e este assunto já me começa a mexer com as minhas entranhas...
Segundo a Ana Naia, a reunião dos profs vai ser na 2ªf às 16h e vai ser uma coisa de departamento, portanto, nós não vamos lá fazer nada!
Depois disso, a prof. Teresa Brandão irá enviar um mail à turma a dizer em que dia irá haver uma possível reunião com os prof e alunos!
Por isso não faz sentido, pelo menos para algumas pessoas (as que estavam na metade da tabela para baixo) irem-se apresentar aos prof, quando provavelmente as coisas ainda vão dar uma voltita!
Vamos esperando as cenas dos próximos capítulos desta novela cheia de suspense!!*

11:31 da manhã  
Blogger Fabi said...

Esqueci-me de agradecer à Iana por ter feito a carta e ainda por ter falado com a Raquel...(não é fácil)!
Mónica vai com toda a força para Braga!!

11:40 da manhã  
Blogger IAna said...

Obrigada Maria tu é que és linda!!! e obrigada fabes, valeu mesmo. então pessoal vou entregar a carta e logo se vê... ao menos não ficamos nós os maus e temos oportunidade de nos explicarmos. beijo enorme e apareçam rápido. té obrigada pelo apoio

2:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home